Skip to content

Como Aprender Inglês Sozinho e Rápido

Se você está buscando novos horizontes, novas oportunidades e novos aprendizados, este texto irá te ajudar muito! Continue lendo para ficar sabendo como aprender inglês sozinho e de uma forma rápida.

aprender-ingles-sozinhoSei que muitos cursos presenciais levam anos para que seus alunos aprendam um novo idioma de forma fluente e com confiança e sem dúvidas perder tanto tempo para aprender um idioma não é o que você deseja não é mesmo?

Com as dicas que te passarei através deste texto, você vai ver que é possível conseguir aprimorar sua vida profissional, social ou acadêmica, pois aprender uma nova língua pode trazer inúmeros benefícios na vida. Sem mais delongas, te contarei a seguir como fazer para conseguir este objetivo.

Como aprender inglês sozinho…

Primeiramente, você deve elencar seus objetivos pessoais, isto é, o que te motiva a aprender inglês. A partir disso, você verá que vai ser mais fácil seguir as dicas, pois sozinho você depende apenas de si mesmo, da sua própria motivação, disciplina e força de vontade. Tendo motivação e disciplina você conseguirá realizar os estudos do idioma sozinho.

Existem também algumas formas de aprender inglês grátis, mas essa é uma estratégia recomendada apenas para iniciar seus estudos e para aprendizados extras, pois o fato de você não fazer um investimento financeiro faz com que você não tenha um comprometimento maior.

Clique aqui para acessar o livro online gratuito da Universidade do Inglês.

Como manter a motivação…

Decidir aprender inglês inclui diversos motivos, por exemplo: conseguir um trabalho melhor, aumentar sua renda, mudar-se de país, relacionar-se com pessoas de outras nacionalidades, realizar mestrado, doutorado ou outro nicho acadêmico que exija proficiência no idioma, entre outros. Assim, elenquei a seguir dicas de como manter o foco:

  • Lembre-se sempre daquilo que te fez tomar a decisão de aprender o idioma sozinho;
  • Quando sentir-se desanimado, pense no tempo que irá perder se passar um dia sem estudar;
  • Conte suas motivações para algumas pessoas, elas poderão te dar apoio;
  • Comemore sempre que atingir seu objetivo diário;
  • Tenha em mente que há dificuldades em todo aprendizado;
  • Se supere e se desafie sem medo de fracassar.

Pronto, agora que já dei algumas dicas para você se lembrar de manter a motivação e a animação, podemos falar de outro aspecto importante que envolve aprender sozinho – a disciplina.

  • O que fazer para ter disciplina…

Afinal de contas, ao aprender um idioma sozinho, você deve estipular algumas regras e cumpri-las, pois não há nenhum professor ou escola à sua espera, o compromisso é consigo mesmo.

  • Tenha um local de estudos confortável, limpo e tranqüilo, quanto mais silencioso melhor;
  • Estipule horários e dias específicos. É muito importante seguir seus horários, pois assim você cria uma rotina, fica mais fácil e evita postergar.
  • Faça intervalos. De igual importância seguir os horários é também fazer intervalos, para recuperar o desempenho da atividade cerebral, bem como recuperar a atenção e concentração.
  • Tenha um material de qualidade ao seu alcance. Se você precisar se levantar sempre para buscar materiais, seu foco e sua atenção vão ser diluídos;
  • Tenha água perto de você, pois assim como os materiais, você deve evitar sair do ambiente de estudos e a sede pode atrapalhar sua concentração;
  • Se alimente bem antes de iniciar os horários, pois a fome assim como a sede pode interferir na qualidade da sua atenção e concentração;
  • Construa um cronograma, abrangendo suas atividades diárias e os horários que você estipulou para dedicar-se ao inglês.

Até aqui, dei dicas sobre motivação e disciplina, agora basta você saber o método a seguir para realizar o estudo de fato. Aproveite para assistir uma aula gratuita com o fundador da Universidade do Inglês:

  • O que fazer, afinal de contas, para aprender o idioma?

Inicialmente você vai precisar aprender o vocabulário, isto é, a parte gramatical e ortográfica do idioma, para isso há inúmeros cursos online, que são sempre mais baratos e mais dinâmicos que os presenciais.  Além de encontrar um curso online com ótimo custo-benefício, você também pode seguir as demais dicas:

  • Leia textos e livros escritos na língua inglesa, marque as palavras desconhecidas, busque e anote seus significados, isso fará você memorizar e se familiarizar com mais facilidade;
  • Assista vídeos e filmes e ouça músicas em inglês, para treinar não somente a escrita, mas também a pronúncia e a compreensão da língua. Comece usando a legenda ou a letra da música em português, depois a elimine e fique apenas com o áudio, se precisar pause e anote sempre as palavras desconhecidas;
  • Ao anotar as palavras desconhecidas, escreva os fonemas dela, ou seja, escreva a forma como é pronunciada;
  • Tenha um caderno exclusivo e um dicionário de qualidade para que você possa ter acesso ao significado sempre que surgir uma palavra nova e assim seu vocabulário irá crescer cada vez mais;
  • Faça exercícios, além do curso online, existe diversos exercícios de concursos, vestibulares, provas de proficiência que você pode realizar online e praticar a gramática e a interpretação de textos.

Você já sabe como aprender inglês sozinho, agora resta eu te dar dicas de como tornar este processo mais rápido. Afinal de contas, o objetivo a ser alcançado pode ter prazo. Se você pesquisar no Google como aprender inglês em menos tempo, você vai ver vários textos confusos, mas eu vou lhe dar algumas dicas valiosas agora.

Como aprender inglês rápido…

Se seu objetivo requer um prazo, como é o caso de pessoas que irão realizar uma prova de proficiência ou que está com uma viagem marcada, é necessário adiantar o processo de aprendizagem.

Sim, é possível aprender inglês em pouco tempo. Aprender de verdade, e não simplesmente decorar frases prontas e esquecer tudo depois de alguns meses.

O que fazer para acelerar o aprendizado…

Muitos cursos presenciais são mais demorados por oferecer aulas de geralmente apenas cinqüenta minutos, com a freqüência de uma ou duas vezes por semana e de forma grupal, o que pode desacelerar o ensino. Buscar um curso online já adianta exponencialmente seu aprendizado, todas as outras dicas que eu dei anteriormente também auxiliam seu aprendizado rápido em inglês.

Mas, além das dicas anteriores, você também pode utilizar aplicativos, há diversos aplicativos gratuitos para dispositivos móveis, assim você pode praticar em momentos ociosos, como no ponto de ônibus, no metrô, na sala de espera do dentista, até mesmo na fila do banco.

Ao fazer seu cronograma de estudos, eleja o máximo de dias que puder durante a semana, assim você manterá a prática e aproveitará muito tempo de aprendizado. Se possível, converse com algum amigo que também saiba falar o idioma, isso te auxiliará com a conversação e na rapidez em se familiarizar com o idioma.

  • Como avaliar se você aprendeu rápido…

Muita gente se dedica a aprender, segue as estratégias corretas, mas a longo prazo percebe que não apreendeu o conhecimento de fato. Para você avaliar seu aprendizado o quanto antes e evitar perder tempo de voltar ao princípio, uma dica boa é comparar seu rendimento periodicamente.

Ou seja, construa no seu caderno ou computador um comparativo semanal, de três em três dias ou com a periodicidade que preferir, para verificar a quantidade de erros e se a freqüência está na escrita, na pronúncia ou na interpretação.

Os exercícios online dos quais falei anteriormente também auxiliam muito na avaliação do desempenho, assim como conseguir compreender um vídeo em inglês ou não. Assim, você consegue identificar mais rápida e precisamente o ponto que merece mais dedicação, mais esforço e correções.

maquina de falar ingles aula

Para finalizar…

Agora você já sabe como manter motivação, disciplina, como estudar e como avaliar seu desempenho. Sabendo destas dicas, você já pode começar construindo seu cronograma, escolhendo músicas, filmes e aplicativos, baixar exercícios e buscar cursos online e mostrar que é possível aprender inglês sozinho e rapidamente.

Eu recomendo que você acesse o conteúdo da Universidade do Inglês, pois eles possuem um método para aprender inglês fluente em menos de um ano. Clique aqui para acessar o site oficial.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Aprender Inglês Rápido
Author Rating
4